Entramos no mês voltado para a conscientização da importância de doar sangue, o chamado Junho Vermelho. O mês foi escolhido levando em conta a baixa dos estoques dos hemocentros, que costumam diminuir devido às baixas temperaturas, às férias e ao aumento de doenças sazonais nesta época do ano.
A doação de sangue é essencial para o atendimento de pacientes que passam por cirurgias, tratamentos contra o câncer, transplantes, acidentes e diversas outras condições de saúde. Como o sangue não pode ser produzido artificialmente, a única forma de manter os estoques abastecidos é por meio da doação voluntária.
Além de contribuir diretamente para salvar vidas, doar sangue é um processo seguro, realizado com materiais descartáveis e por profissionais capacitados. Antes da coleta, o doador também passa por uma triagem que verifica suas condições de saúde para garantir a segurança de todos os envolvidos.
A necessidade de sangue é constante, mas os estoques nem sempre acompanham a demanda. Como alguns componentes sanguíneos possuem prazo de validade curto, os hemocentros precisam receber doações regularmente ao longo do ano.
Por isso, a campanha Junho Vermelho reforça o convite à solidariedade. Reservar alguns minutos para doar sangue pode representar esperança e uma nova oportunidade para quem enfrenta um momento delicado de saúde.
Ajuda até 4 pessoas
Pouca gente sabe, mas uma única doação pode ajudar até quatro pacientes. Isso acontece porque o sangue coletado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas, que podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada tratamento.
Mais do que uma ação pontual, a doação é um gesto de cidadania que faz a diferença todos os dias. Afinal, para quem precisa de uma transfusão, a disponibilidade de sangue pode ser decisiva.

